BLOG DA BARÃO | Fundamental 1 | Turmas do 4º ano irão participar do Campeonato de Tabuadas da Barão

10/10 2019

Turmas do 4º ano irão participar do Campeonato de Tabuadas da Barão

Você já ouviu falar do Campeonato de Tabuadas da Barão?
O campeonato acontece nas turmas de 4º ano do Ensino Fundamental. É nesta faixa etária que os estudantes aprendem e desenvolvem diversas habilidades relacionadas ao raciocínio lógico matemático importantes para a continuidade dos estudos nos próximos anos.
Com o objetivo de aprimorar e fortalecer a aprendizagem, as atividades desenvolvidas por meio do campeonato de tabuada proporciona a memorização, a resolução de multiplicações, divisões e frações com maior agilidade. Para isso, os estudantes são desafiados a aprender e superar seus próprios limites.

E como acontece o campeonato?
Acontece por meio de jogos desenvolvidos e escolhidos para essa finalidade. Cada estudante recebe um tablet e acessa com o código do aluno (QR CODE) e depois com o QR CODE do jogo. Todos estudantes acessam o mesmo jogo e visualizam seu resultado (tempo e pontuação). Todas as turmas de 4º ano participam!

Se é um campeonato, existem etapas certo?
Para melhor organização e interação dos estudantes dividimos em três etapas.
ETAPA 1: semana de 14 a 18 de outubro
Nesta etapa todos os estudantes irão jogar o jogo da tabuada de nível intermediário. Nesse nível a tabuada é na ordem de 2 até 9, sorteando os cálculos. A pontuação é baseada na conclusão das tabuadas. Se o estudante conseguiu chegar na tabuada no 6, ganhará 60 pontos, se chegar na tabuada no 7, 70 pontos e assim por diante.
A junção da pontuação dos estudantes identifica a turma vencedora da ETAPA 1.

ETAPA 2: semana de 04 a 08 de novembro
Todos os estudantes participarão novamente, haverá a pontuação da turma, porém apenas os cinco estudantes com a maior pontuação da sala, seguirão para a etapa 3.

ETAPA 3: de 11 a 15 de novembro
Nessa etapa participarão apenas os finalistas da etapa 2. E aí teremos o campeão da tabuada dos quartos anos.

É importante destacar que a atividade é mais que um campeonato. O objetivo não é a pura competição entre turmas ou estudantes. A organização permite o desenvolvimento do trabalho colaborativo e a interação entre estudantes e professores para a resolução de problemas.

Comentar

0 Comentários