BLOG DA BARÃO | Fundamental 1

Nesta semana, as turmas dos 5ᵒˢ anos vivenciaram a experiência do jogo das embalagens. Em grupos,  os estudantes exercitaram a leitura e a interpretação das informações nutricionais contidas nos produtos, de uma forma lúdica e com desafios progressivos. Ao final do jogo, as turmas foram instigadas pela professora a pensarem sobre o que haviam aprendido no jogo e como essas aprendizagens podem auxiliar no momento de fazer escolhas alimentares inteligentes.

Os estudantes das turmas do 5º ano iniciaram as primeiras aulas de Geografia com o “Jogo da Localização”. As turmas foram divididas em grupos e cada grupo recebeu uma missão a ser executada e registrada no caderno em determinado tempo. Os estudantes trabalharam com as noções de proporção de espaços geográficos em escala micro-macro (menos espaço para o maior espaço) e macro-micro (maior espaço para menor espaço). Em seguida, retornando ao grande grupo, apresentaram suas ordenações para os colegas e discutiram as relações do jogo com a Geografia. 

A turma 9.1.5, no decorrer do 3º trimestre, desenvolveu um projeto de educação financeira, onde toda semana as crianças traziam para a escola suas moedas e guardavam no cofrinho. Na última semana, a turma abriu o cofre e separou o valor arrecadado em duas quantias iguais: uma parte foi doada e a outra destinada a um buffet de sorvete realizado em sala. O buffet aconteceu na quinta-feira (07) e proporcionou momentos de integração e confraternização entre a turma.