As turmas dos primeiros anos aprenderam um jogo chamado "Cinco-Marias". Cinco saquinhos cheios de arroz ou areia são os materiais necessário para a brincadeira. Foi preciso habilidade e concentração. 

Existente há muito tempo no nosso país, esse jogo é conhecido por vários nomes: Cinco-Marias, Nente, Jogo das pedrinhas, Belisca, Capitão, Liso, Xibiu e, na língua Tupi, Etapoá, que significa “Mão na Pedra”.

"...A atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa". (Jean Piaget) 

As turmas da 9.2.1 e 9.2.6 descobriram que todos tem uma história. Como a Barão completou 60 anos, os estudantes pesquisaram sobre os acontecimentos marcantes, fizeram uma visita ao Centro de Memórias da escola e conversaram com a Professora Sáskia que estudou na Barão quando era criança. Para finalizar a atividade, eles construíram um livro sobre essas descobertas. O livro criado pelos estudantes será doado ao Centro de Memórias da escola.

A turma 9.2.7 encontrou uma forma divertida para trabalhar sequenciação e classificação usando massinha de modelar. Eles aprenderam e se divertiram ao mesmo tempo.