10/12 2012

Festa dos 1º anos

Nos dias 4 e 5 de dezembro, as turmas dos 1º anos do Ensino Fundamental tiveram seu Evento Cultural.   A temática esteve voltada às práticas e estudos realizados neste ano. As apresentações foram diversificadas: danças, músicas, poemas, leituras, histórias, dramatizações. As crianças foram verdadeiras leitoras e autoras de suas práticas.    Confira alguns momentos.    Para mais fotos, acesse: http://www.susaneproducoes.com.br/fotos-escola.php (Login: barao / senha: 2002)

Pular corda, jogar bola e correr influenciam a capacidade de aprendizado das crianças  

por Giuliano Agmont  

Como anda o rendimento do seu filho no colégio? As notas nunca foram tão baixas e os professores vivem reclamando da falta de envolvimento dele nas aulas? E na hora de fazer a lição de casa é aquele sofrimento? Calma. Antes de sair vociferando com o boletim nas mãos e aplicar aquele sermão típico de pais zelosos, tente uma estratégia mais sutil — e eficiente. Que tal propor a ele que se exercite mais?   

É isso mesmo! A ideia é que a criança corra, pule e brinque até cansar, todos os dias, na escola ou em casa. Se ela tiver uma bola, uma corda ou, quem sabe, uma piscina por perto, melhor ainda. Na verdade, o que um estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, acaba de revelar é que a atividade física tem relação direta com o desempenho escolar da molecada.   

Os pesquisadores submeteram crianças de 9 e 10 anos a testes de raciocínio em dias diferentes. No primeiro, elas caminharam sobre a esteira; no outro, descansaram. "O exercício físico fez com que os garotos tivessem maior atenção nas avaliações, melhor resultado nas tarefas e compreensão mais clara da leitura", conta a SAÚDE! o autor do trabalho, Charles Hillman. Ainda faltam explicações bem aprofundadas sobre a influência da atividade física na capacidade de aprendizado das crianças. Segundo Hillman, o que se sabe por enquanto é que suar a camisa mexe com o cérebro: "O exercício faz com que proteínas e neurotransmissores associados a aspectos importantes da aquisição de conhecimento atuem de forma diferente", diz.   

Ricardo Barros, coordenador do Grupo de Trabalho em Medicina Desportiva e Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria, vai além e dá como exemplo a ginástica rítmica. "É preciso concentração, habilidade de postura, coordenação e equilíbrio para aprender movimentos como estrela ou cambalhota", explica o pediatra. "Repare que são todos requisitos também atrelados à aprendizagem."   

Os especialistas, porém, destacam um aspecto importante negligenciado pelos adultos: crianças devem praticar atividades físicas recreativas, e nunca competitivas. "Os pequenos querem brincar. Distorcer esse interesse é um erro", enfatiza Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física. "Até os 10 anos, eles devem de preferência fazer jogos de coordenação motora com bolas, panos, arcos, papel e o que mais a criatividade permitir."   

Outra recomendação fundamental é nunca exigir demais da meninada, tampouco cobrar resultados. Isso só vai trazer desilusão, frustração e abandono precoce da atividade. "Além disso, o excesso de treinamento pode levar a distúrbios do sono, falta de apetite, cansaço e lesões musculares constantes", alerta Ricardo Barros.  

Fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0311/familia/conteudo_472115.shtml Acesso: 07 nov 2012  

A equipe sub-13 da Escola Barão consagrou-se campeã no Campeonato Regional de Futsal. As finais do campeonato aconteceram no dia 05, quarta-feira, na AC Cremer. A Escola Barão ganhou de 6 a 4 da SAPACA.