O professor de violão do Barão Arte e Cultura, Carlos Schrubbe, no dia 25 de abril viajará para a Alemanha para realizar três concertos com o grupo Männerchor Liederkranz, do Centro Cultural 25 de Julho. 

"Existem regras a serem respeitadas quando vivemos em grupo. Elas podem ser combinadas em reuniões chamadas assembleias. A turma do 3° ano do Ensino Fundamental da Escola Barão do Rio Branco realizou uma assembleia para discutir o uso de brinquedos eletrônicos no dia do brinquedo. O tema surgiu depois que alguns pais vieram conversar comigo solicitando repensar a liberação desse tipo de jogo. Pensando sobre esse assunto, resolvi promover essa discussão para que todos pudessem opinar sobre a proposta e também sobre o uso da tecnologia nos dias de hoje. Solicitei às crianças que conversassem com suas famílias sobre o tema e elegemos alunos para os cargos da assembleia. Para que ela funcionasse bem direitinho, a turma teve que eleger um presidente e três secretários. Antes de realizarmos a conversa, discutimos sobre alguns vídeos que apresentei para a turma sobre os benefícios e malefícios trazidos pela tecnologia e consequentemente o uso de brinquedo eletrônico para crianças. Durante a assembleia eles puderam apresentar a sua opinião e também ouviram as dos seus colegas. No final fizemos uma votação para escolher como seria organizado o dia do brinquedo pensando no melhor para os alunos da nossa turma. As crianças da 9.3.4 resolveram que quinzenalmente o uso do brinquedo eletrônico na sexta-feira será permitido. Já os alunos da turma 9.3.6 decidiram que o espaço da escola não é oportuno para o uso desses brinquedos e eles serão proibidos. 

Foi um momento muito rico de aprendizagem, no qual os alunos discutiram as diferentes opiniões, ouviram o que os colegas da turma pensam, respeitaram uma ideia diferente da sua e com uma atitude democrática, através do voto, acataram a decisão tomada pela maioria dos alunos. Com a realização dessa assembleia os estudantes tiveram ações de cidadania para se tornarem cidadãos críticos e participantes em nossa sociedade."

Texto escrito pela Professora Luciana Bertagnolli. Turmas 9.3.4 e 9.3.6.



Nesta quarta-feira (10), a turma 1.8.5, acompanhada pelo professor de Artes, Darlan Carlos Dias, conheceu o laboratório de fotografia da FURB. No local, acompanharam de perto o processo de revelação da fotografia analógica. Confira as fotos.