Período Integral Proposta Pedagógica

O Período Integral da Escola Barão atende o binômio Educar e Cuidar, ofertando aprendizagens por meio de oficinas, projetos e atividades permanentes que buscam a formação integral das crianças e estudantes. Além disso, o educar também passa a ser preocupação constante, na medida do tempo de permanência na escola, exigindo que a convivência e as rotinas de alimentação, higiene, descanso e brincadeiras proporcionem o apoio e o encorajamento das relações estabelecidas entre os seus pares.
 
A dinâmica de trabalho no Período Integral oferecido pela Escola Barão vai ao encontro das necessidades de cada grupo etário, tendo como expectativas de aprendizagem:
 
- autonomia para realizar tarefas;
- desenvolvimento e valorização de hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
- estabelecimento de vínculos afetivos e de trocas, ampliando sua rede de relacionamento e de sua convivência social;
- observação e exploração do ambiente através de atitudes que contribuam para sua conservação;
- apropriação e utilização de diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita).
 
Para garantir as expectativas de aprendizagem, a Escola Barão se organiza e planeja suas atividades articuladas com o ensino regular por meio de projetos integrados e interdisciplinares, como também oficinas. A avaliação do desenvolvimento de cada criança e estudante acontece sistematicamente pela observação, pelo diálogo e pelo registro, além de conversas com os professores regentes do ensino regular.