Barão Arte e Cultura

O Barão Arte e Cultura é um espaço privilegiado que busca através das diferentes formas de expressão, do cultivo da sensibilidade, da valorização das diferentes manifestações culturais e do exercício da criatividade, desenvolver habilidades como também, maneiras de olhar e relacionar-se com o mundo.
 
Aberto à comunidade interna e externa busca promover a ampliação do repertório cultural e o desenvolvimento da sensibilidade estética e da produção cultural através da música, dança, teatro e das artes visuais.

Com professores habilitados, estrutura curricular e formas de registro e de avaliação, o Barão Arte e Cultura proporciona variadas atividades para o atendimento das necessidades de seu público.

O objetivo do Barão Arte e Cultura é proporcionar um ambiente com diversidade cultural, possibilitando o acesso à informação e o contato com as diferentes formas de arte e cultura para a formação integral de nossos estudantes na construção de identidades plurais e solidárias.


Conheça todas as atividades oferecidas:
 

Ballet

Para crianças até os seis anos de idade as aulas de ballet denominam-se baby-class. Estas se utilizam de músicas clássicas e passos básicos do ballet, com nomes adaptados ao dia-a-dia das crianças, instigando o gosto pela modalidade. As aulas são desenvolvidas de forma lúdica, onde os exercícios deixam de serem meramente mecânicos e repetitivos, tornando-se divertidos, com incentivo a participação e o desenvolvimento dos alunos. A técnica é introduzida de forma gradual e os exercícios aumentam sua complexibilidade com o transcorrer do ano. Promove inúmeros aprendizados, envolvendo aspectos físicos e psicomotores, a atenção e a disciplina. O Ballet vai além dos aspectos técnicos, contribuindo para uma educação global.

Bateria

A bateria é um instrumento de percussão, constituídos por várias peças (tambores e pratos) de timbres e tamanhos diferentes. Ao estudar a bateria, o aluno entrará no mundo da música através dos padrões rítmicos e aprenderá desde a leitura de partituras até exercícios de coordenação e levadas, que o ajudarão a ter um conhecimento para fazer frases, ritmos, viradas, rufos. Assim pode estar apto a acompanhar os principais estilos musicais, tais como: rock, pop, reggae, samba, entre outros. A palavra “bateria” se refere a um conjunto de instrumentos de percussão de uma orquestra (ou de uma escola de samba, por exemplo) tocados por várias pessoas. Com base nisso, foi atribuído o mesmo nome ao conjunto de instrumento tocado por uma só pessoa, a Bateria. 


Clarinete

Proporcionar ao estudante uma formação musical de qualidade, visando apresentar-lhe variadas técnicas e possibilidades de execução do seu instrumento, procurando atender às suas necessidades dentro da área de atuação como instrumentista, desenvolvendo paralelamente a prática e a teoria musical básica.

Conjunto Instrumental Barão

A prática musical em conjunto abre espaço para estudantes que querem desenvolver-se nas artes. Esta prática contribui para a formação do ser humano em sua plenitude. O resultado, a apresentação, completa o fazer musical: composição, interpretação e apreciação. O processo realizado nos ensaios cria relações, desenvolve afetividade, liderança, autocontrole, criticidade, autoestima, respeito, coletividade além do cognitivo musical. O conjunto instrumental Barão representa a escola em eventos regionais e nacionais e se configura em uma pequena orquestra, contando com instrumentos de cordas, percussão e de sopro. 


Contrabaixo

As aulas de baixo elétrico estimulam os estudantes a ter domínio rítmico, harmônico  e melódico, facilitando a prática conjunta.
O instrumento é de total importância em uma banda ou grupo, pois entre outras coisas, ‘’segura o ritmo ‘’.

Fanfarra Especial Barão

A fanfarra nos remete a lembrança de um passado remoto com antigas corporações, quase inexistentes nos dias de hoje, em nosso país. As corporações ativas ainda sobrevivem, de geração em geração, no meio escolar, seja na rede Pública ou Privada, nossa escola é a única, da rede particular, que tem esta representatividade em Blumenau.
 
Endente-se a música como um processo contínuo de construção que envolve perceber, sentir, experimentar, imitar, criar e refletir. O nosso objetivo é de despertar o interesse de nosso estudante pela arte musical e desenvolver competências e habilidades como responsabilidade, disciplina e criatividade, direcionando o processo de transmissão, assimilação e elaboração do conhecimento através da experiência coletiva.E na coletividade o homem tem a possibilidade de se formar a partir de princípios fundamentais para a vida em sociedade. É nesse espaço que tendências individuais podem ser educadas.
 
A fanfarra é o espaço onde o estudante participa, interage, transformando ideias em um sentido musical, executando na prática todo o aparato instrumental. 
 
O objetivo da fanfarra é, antes de pensar em música, incutir uma mentalidade ordeira, sadia e com espírito de solidariedade humana, ou seja, o da consciência de bem estar em comum, pois acreditamos que os nossos estudantes irão torna-se futuros pais, profissionais liberais, empresários, ou seja, homens ou mulheres de amanhã capaz de exercer o seu papel “social, humanizado, competente e responsável”, conseguindo assim uma integração social sustentável com a valorização ao mundo que o cerca.

Flauta doce

As aulas de Flauta proporcionam a aquisição dos elementos da linguagem musical, a partir de vivências e de participação, despertando o gosto pela música e suas diferentes formas de expressão. Em suma, as experiências musicais são estimuladas, utilizando-se dos seguintes recursos: realização de jogos rítmicos (através de partitura), acompanhamento das canções com outros instrumentos, execução de obras de diferentes gêneros e estilos: regionais, nacionais e internacionais, improvisação, brincadeiras, jogos. São utilizados métodos de livros de flauta e material de apoio.

Flauta transversal

As aulas de Flauta proporcionam a aquisição dos elementos da linguagem musical, a partir de vivências e de participação, despertando o gosto pela música e suas diferentes formas de expressão. Em suma, as experiências musicais são estimuladas, utilizando-se dos seguintes recursos: realização de jogos rítmicos (através de partitura), acompanhamento das canções com outros instrumentos, execução de obras de diferentes gêneros e estilos: regionais, nacionais e internacionais, improvisação, brincadeiras, jogos. São utilizados métodos de livros de flauta e material de apoio.

Grupo Folclórico Alemão

É sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais e é também uma parte essencial da cultura de uma nação. Nestas danças estão presentes histórias, costumes que não podem ser deixadas para trás, mas sim cultivadas. Existem diferentes e importantes valores para as danças folclóricas: Valor Físico, Valor Moral, Valor Mental, Valor Social e Valor Cultural. O Grupo Folclórico Blumenstrauss participa de atividades culturais inerentes ao calendário da escola Barão e da cidade de Blumenau. 

Grupo Vocal Infantil

O Coral Infantil da Escola Barão do Rio Branco tem como objetivo educar para a cultura musical e desenvolver a musicalidade como forma de expressão artística, estimular a percepção auditiva e corporal, além de proporcionar um relacionamento interpessoal com os membros do grupo.
 
O repertório é variado e de acordo com a faixa etária e varia entre: canções folclóricas nacionais e estrangeiras, MPB, músicas sacras e dos grandes mestres da música. Tem o objetivo de estimular o espírito investigativo e de proporcionar uma visão mais ampla aos coralistas. 

Guitarra

As aulas de guitarra têm o intuito de desenvolver a habilidade técnica e motora, assim como também a musicalidade individual dos alunos. As aulas contam com diversos exercícios práticos e um repertório de acordo com o universo musical de cada aluno. O instrumento em si também é alvo de estudo, assim como os equipamentos que usamos juntamente com a guitarra.
 

Ritmos

Na dança os corpos se expandem, ampliam os gestos tímidos, recriam a partir de experiências passadas, enfrentam o risco do novo. No âmbito educativo, ela é pedagógica e ensina tanto quanto os esportes, jogos e brincadeiras. O aprendizado coreográfico trabalha a atenção, concentração, percepção, lateralidade, ritmo, memória recente, orientação espacial, estimulando diversas habilidades psicomotoras e cognitivas. A percepção, a sensibilidade, a harmonia, a afetividade, expressão de movimento humano, são compreendido na linguagem de se movimentar. Em nossas aulas, o aluno aprende que em cada gesto, em cada olhar podemos transmitir desejos, multiplicar sensações e que até podemos sonhar, mas com os pés no chão.


Saxofone

O sax é um dos instrumentos em que, por meio da tecnologia, o homem ainda não conseguiu reproduzir o som com a perfeição que  já o fez em outros instrumentos como, por exemplo, na bateria eletrônica. Como já dizia Pixinguinha, o sax depende do sopro humano e o sopro humano é divino.
 
Portanto, a nossa prática está voltada para a visão humanista que consiste em despertar o músico adormecido dentro de nossos estudantes e comunidade, ou  seja, o  instrumento é  um dos caminhos que galgamos para alcançar e elucidar o músico. Juntos tornar-se-ão um só sopro divino.

Teatro

O objetivo do grupo de teatro é colocar-se diante de novas formas do fazer teatral inseridas dentro de uma perspectiva contemporânea. A partir da experiência com textualidades diversas e desempenhando papéis que lhe sejam significativos, os estudantes podem colocar-se frente à realidade em que vivem e serem capazes de desnudá-la quando julgarem necessário.
 
Além disso, a pesquisa teatral possibilita o desenvolvimento individual e grupal em diversos aspectos, tais como a expressão oral e corporal, estímulo dos sentidos, incentivo à criação e à memorização, aprimoramento da comunicação, aspectos estes que podem vir a contribuir em sua formação enquanto sujeito que ordena seu universo simbólico e também sua práxis. Mais ainda, a produção teatral com estes estudantes envolve o fazer, o apresentar e, mais além, a apreciação desta forma artística enquanto “fazer”. Promove ainda a formação de um público para a cultura teatral. 

Teclado

O teclado é um instrumento musical muito parecido com o piano. Por ser eletrônico, ele possui muitos efeitos sonoros como sons de diversos instrumentos, sons da natureza e sons que fazem parte do nosso dia-a-dia, além de possuir diversos ritmos de acompanhamento. O teclado, ao contrário do piano, é um instrumento portátil e viabiliza a locomoção, pois é leve e de fácil manuseio. Na ausência do piano, o teclado assume a posição de acompanhante, podendo enfeitar a música com seus efeitos sonoros e ritmos de acordo com o estilo musical apresentado. 

Técnica Vocal

As aulas de técnica vocal oportunizam ao estudante o desenvolvimento de sua musicalidade, para que o mesmo conheça e explore seu corpo como um instrumento de expressão de sua criatividade. Exercitando técnicas de relaxamento, articulação, aquecimento e desaquecimento vocal.

Violão

As aulas de violão proporcionam ao estudante o contato com o instrumento, suas características, recursos técnicos, estilísticos necessários para a execução do instrumento. O aprendizado é distribuído em níveis, onde o aluno é inserido conforme o conhecimento que possui. As aulas são individuais ou em pequenos grupos e ao final de cada etapa é realizado em encontro em que os conhecimentos adquiridos são socializados.


Violino

As aulas de violino proporcionam ao estudante o conhecimento técnico, histórico e musical, desenvolvendo a percepção, a criatividade e o espírito crítico, auxiliando-o na construção da sua identidade musical. Despertando o interesse para a prática instrumental individual/coletiva.